Aprovado projeto que cria Portal de Obras com transparência total
- Elton Sales
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jul.

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (25), durante a 49ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Projeto de Lei Ordinária n.º 33/2025, de autoria do vereador Whalassy Oliveira (PT), que institui o Portal Obras, uma nova plataforma digital que reunirá informações detalhadas e atualizadas sobre as obras públicas em andamento no município de Imperatriz.
A proposta prevê a criação de um espaço acessível no site oficial da Prefeitura, onde qualquer cidadão poderá consultar dados como o endereço, a finalidade, os contratos, os valores, os prazos e as empresas responsáveis por cada obra. O portal também trará fotos atualizadas e relatórios de fiscalização técnica e financeira.
Durante a apresentação do projeto, o vereador Whalassy destacou a necessidade de facilitar o acesso da população às informações sobre o uso do dinheiro público.
“Esse projeto de lei que eu apresento para a cidade e para o Legislativo é de extrema necessidade. A prestação de contas, muitas vezes, fica escondida dentro do portal da transparência. O Portal Obras vem para simplificar isso”, afirmou.
Segundo ele, a proposta nasce como uma ferramenta de acesso claro, direto e acessível à população. “Vai mostrar quem está executando a obra, quanto está sendo gasto, qual a previsão de entrega e ainda terá QR Code nas placas das obras para acesso imediato às informações pelo celular. Muitas vezes, o cidadão não consegue acessar o portal da transparência por falta de acessibilidade ou sensibilidade da plataforma atual.”
O vereador Francisco Messias (PDT) elogiou a iniciativa e reforçou o impacto que a medida pode ter no controle social. “Muitas vezes, até nós, parlamentares, temos dificuldade em acessar informações sobre o custo e o andamento de determinadas obras. Esse projeto traz mais clareza e fortalece a transparência com a sociedade”, destacou.
A proposta foi aprovada por unanimidade e representa mais um passo do Legislativo para reforçar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. Com o Portal Obras, a expectativa é de que a população possa fiscalizar, sugerir melhorias e denunciar irregularidades com mais facilidade, promovendo um novo padrão de transparência na gestão municipal.